Dúvidas frequentes

Esta página é dedicada àquelas dúvidas que temos ao escrever algum texto, no cotidiano. Vou postar da maneira mais suscinta possível. Qualquer sugestão, é só comentar, pessoal!

"A" ou"Há"?

O que usar? É simples; basta seguir as regras abaixo:
  • "Há" -   Verbo impessoal. É usado quando pode ser trocado pela palavra "fazer", no sentido de tempo transcorrido.
Ex.: " cinco anos que vivi uma grande paixão." (Faz)
        "Ele sempre se esquece que tempos nutria uma grande paixão pela sua irmã." (Faz


                                Verbo impessoal. Usado quando tem sentido de "existir", sendo conjugado na terceira pessoa do singular
Ex.: "Neste exato momento, cinquenta e cinco pessoas, na sala de cinema, assistindo ao filme." (Existir)


  • "A" -     Será empregado caso não for possível a sua substituição por "existir", nem por "fazer".
Ex.: "Iremos à casa de Maria daqui a duas semanas."
        "Daqui a pouco, daremos início às provas."


"Más", "Mais" ou "Mas"?

  •  "Más" - Palavra que possui valor de adjetivo. É feminino de "mau" que, por sua vez, é antônimo de "bom". Podendo substituir por "boas", que é o seu plural, terá, então a palavra "más".
Ex.: "Sempre existirão as más línguas." ("boas")
        "Naquela casa moram três bruxas más." ("boas")

  • "Mais" - Pode ser classificada como substantivo (sinal matemático "+"), como advérbio de intensidade (maior quantidade) ou como pronome indefinido.
Ex.: "Oitocentos mais cem é igual a novecentos."  (substantivo)
        "A paixão é uma das dores mais difíceis de lidar." (advérbio)
        "Menos palavras e mais ações!" (pronome indefinido)

  • "Mas" - É característico das orações coordenadas sindéticas adversativas; é, portanto, uma conjunção com valor adversativo, ou seja, valor contrário ao que é expresso na oração principal, em níveis sintáticos. Devemos sempre usar vírgula antes de "mas".
Ex.: "Vinícios não estudou para o teste de sexta-feira, mas obteve um grau maior que a média." (Nexo com valor adversativo. Mesmo Vinícios não tendo estudado, ele obteve um grau maior que a média)

"Onde", "Aonde" ou "Donde"?
Ambas as expressões indicam a ideia de lugar. No entanto, quando usá-las? É simples e fácil; veja:
  •  "Onde" - Poderá ser usado quando puder ser substituído pela "em que lugar". Carrega consigo a ideia de inércia.
Ex.: "Mãe, onde você colocou meus livros?" ("em que lugar")
        "Onde quer que eu esteja, nunca esqueça: eu te amo!" ("em que lugar")

  • "Aonde" - Poderá ser usado quando puder ser substituído pela expressão "a que lugar". Carrega consigo a ideia de movimento. Possui valor de advérbio (quando for relativo a um determinado lugar) ou de pronome indefinido (quando for relativo a um lugar indeterminado).
Ex.: "Aonde você vai?" ("A que lugar" - pronome indefinido)
        "Eu vou aonde o destino mora." ("ao lugar que" - advérbio)

  • "Donde" - Será usado quando puder ser substituído por "de que lugar". É a contração da preposição "de" com o pronome indefinido ou o advérbio "onde".
Ex.: "Donde você vem?" ("De que lugar" - pronome indefinido)
        "Veio donde ninguém quis estar um dia..." (advérbio)
"Este" ou "Esse"?


  • "Este" -  Em relação a coisas ou a objetos, deve ser usado quando está quase que totalmente próximo ao falante. 
Ex.: "Esta calça é a que usei naquela festa." (A calça tem de estar necessariamente próximo do falante).

            Na produção textual, o "este" será usado quando se quiser falar de algo que irá apresentar.


Ex.: Todo dia era a mesma coisa. Embora os alunos fossem horrorosos por não gostassem daquela disciplina, ele não se desalegrava e tentava ao máximo dar uma aula boa. Eis o assunto, este, do qual gostaria, então, de retratar a partir dessa pequena narrativa: a motivação dos professores de magistério.
  • "Esse" - Deve ser usado quando coisas, objetos, etc., às quais nos referimos, estiver próximo de com que falamos. 

Ex.: "Dá-me agora essa calça!" (A calça tem de estar necessariamente com a pessoa à qual está se dirigindo).

              Na produção textual, o "esse" será usado quando se quiser retomar algo dito.

Ex.: Todo dia era a mesma coisa. Embora os alunos fossem horrorosos por não gostarem daquela disciplina, ele não se desalegrava e tentava ao máximo dar uma aula boa. Eis o assunto, este, do qual gostaria, então, de retratar a partir dessa pequena narrativa: a motivação dos professores de magistério.




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